📍 Caldas da Rainha, Leiria, Nazare
Back to top
regras-comer-sushi-saude-kabuki-sushi-peixe-fresco-caldas-rainha-leiria-nazare

Regras para Comer Sushi

Agora que já conhece um pouco mais sobre o Sushi, vamos às regras que deve seguir no que toca a comer esta iguaria japonesa.

1 – Comece pelas peças quentes: os hot rolls são peças de sushi panadas com tempura e fritas. Se pedir um hot roll, estas são as peças pelas quais deve começar para evitar que arrefeçam e percam o sabor.

2 – Comer com as mãos: quando pensa em sushi certamente que pensa logo nos hashi (os tradicionais pauzinhos), mas a realidade  é que pode (e deve) comer com as mãos. Pelo menos as peças de sushi enroladas.

3 – Coma a peça inteira: nunca parta ou trinque uma peça de sushi. É considerado uma falta de respeito para com o chef, que as prepara com o tamanho perfeito para apenas uma dentada.

4 – Não exagere no molho de soja: não deve mergulhar as peças de sushi no molho de soja! Se for usado em demasia, o molho de soja vai sobrepor-se aos outros sabores. Deve mergulhar apenas o peixe na taça e nunca o arroz.

5 – Não abuse do wasabi: aqui aplica-se a mesma regra do molho de soja. Esta pasta tem um sabor muito forte e deve ser utilizada com moderação.

6 – Comece pelos peixes brancos: existe uma hierarquia para comer as peças: comece pelos peixes brancos (como o robalo e o pargo), passe para os azuis (carapau e cavala) e deixe para o fim os mais gordos, como o atum e o salmão.

7 – Os nigiri comem-se com o peixe virado para baixo: para comer os nigiri corretamente e não desfazer todo o arroz da peça, deve virá-la de lado, utilizando os pauzinhos, e pegar nela com o peixe virado para baixo.

8 – Coma gengibre: o gengibre que acompanha as peças não serve apenas para decorar o prato, tem também uma função: sempre que mudar de peixe (de peixe branco para salmão, por exemplo) deve comer um pouco de gengibre para limpar o paladar entre as peças.

9- Quando terminar a sua refeição, deve colocar os pauzinhos em cima da taça do molho de soja. Esta é a forma educada de dizer que terminou a sua refeição.